11 de janeiro de 2023

6 em cada 10 laranjas consumidas no mundo são produzidas no Brasil

6 em cada 10 laranjas consumidas no mundo são produzidas no Brasil

A produção de laranjas tornou-se uma das mais importantes culturas agrícolas no Brasil. O país detém 50% da produção mundial de suco de laranja e exporta 98% do que produz. O suco de laranja é a bebida à base de frutas mais consumida no mundo, com 35% de participação entre todos os sucos.

Como surgiram os citros e a laranja?

A origem dos cítricos é considerada complexa e sempre foi cercada de controvérsias. A primeira descrição sobre os citros aparece há 2000 a.C. na literatura chinesa, e podem ter se originado no sudeste asiático.

A partir do sequenciamento do genoma de algumas espécies cítricas, incluindo a laranja doce, os pesquisadores conseguiram traçar novas hipóteses de como as espécies de citros foram surgindo.

Depois de muitas buscas e pesquisa nos genomas, os pesquisadores entraram em um consenso e definiram que as espécies primárias (ancestrais) seriam a Citrus medica L. (cidra), C. maxima (Burm.) Osbeck (toranja), C. reticulata Blanco (tangerina) e C. micranta Wester (papeda).

Todas as outras espécies do gênero Citrus foram originadas a partir de cruzamentos entre essas espécies e/ou pela ocorrência de mutações espontâneas. O genoma de todas as espécies de citros híbridos é considerado como um mosaico de diferentes fragmentos de DNA das espécies ancestrais e surgiram a partir de recombinações entre elas.

O que também faz parte desse consenso é que a laranja doce surgiu a partir de um cruzamento entre duas espécies ancestrais, a toranja e a tangerina. Esse cruzamento ocorreu naturalmente, ou seja, sem a interferência humana.

Os pesquisadores sempre suspeitaram que a laranja doce fosse um híbrido natural. Essa suspeita acontecia devido às semelhanças das caracterizações botânicas, bioquímicas e moleculares com outras espécies de citros, como por exemplo a tangerina ‘Ponkan’. Porém, somente com o sequenciamento do genoma é que foi possível confirmar tal informação.

Da China, os citros foram levados para os mais diversos lugares e foram se adaptando nos locais onde foram introduzidos.

Da China para o mundo

Assim como a origem dos citros é bastante conturbada, a difusão da produção de laranja pelo globo também é pouco conhecida. As hipóteses são que da Ásia, a laranja foi levada até o norte da África e de lá teria sido introduzida na Europa pelo sul do continente, em meados da Idade Média (476 d.C. – 1453).

No Brasil, a laranja chegou em meados de 1530, através dos portugueses que enxergaram na laranja uma fonte de vitamina C, nutriente que poderia atuar na luta contra o escorbuto e que estava devastando as tripulações dos navios durante as grandes navegações.

Na década de 1930 o governo português dividiu as terras em capitanias e as entregou para seus homens de confiança administrarem. Foi nesse momento que começaram a surgir as primeiras produções de laranja, o princípio da citricultura brasileira e que se tornaria o maior do mundo.

Os registros são de que as primeiras produções de laranjas e limões foram feitas na então Capitania de São Vicente (litoral de São Paulo), com mudas e tratos culturais trazidos da Espanha.

Atualmente, a produção de laranja está espalhada por muitos países. Seu cultivo é feito por meio de mudas enxertadas, que se desenvolvem e começam a produzir muito mais rápido que uma planta originada diretamente por sementes.

Dependendo da espécie, uma planta enxertada, por exemplo, consegue iniciar sua produção após o terceiro ano de plantio. Enquanto numa planta desenvolvida diretamente por semente, esse tempo pode chegar a 7 anos.

Produção de laranjas e seu consumo

A laranja é a fruta mais produzida no Brasil, seu cultivo está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Isso faz com que o país seja o maior produtor de laranja doce do mundo. Depois dele, as maiores produções são dos Estados Unidos, China e Índia.

No Brasil, o estado de São Paulo ocupa a primeira posição no ranking de produção, com 77% da produção nacional. Seguido de Minas Gerais (6%), Paraná (5%) Bahia (4%) e Rio Grande do Sul (2%).

Em todo o cinturão citrícola, que compreende o estado de São Paulo e parte do estado de Minas Gerais (Triângulo Mineiro), a safra 2019/2020 teve uma produção de 384,87 milhões de caixas (de 40,8 kg). E quase a totalidade dessa produção é destinada para a indústria de suco.

O país é responsável por produzir três quartos da exportação mundial de suco de laranja. Fato esse que o torna o maior produtor e exportador do mundo.

Movimentando mais de 1 bilhão de dólares por ano, o suco brasileiro chega até os Estado Unidos, China, Japão, União Europeia, Suíça, Coreia do Sul e outros países. A indústria do suco se tornou forte em meados dos anos de 1980, quando se iniciou a exportação de suco de laranja brasileiro.

Fontes:

Caserta R. et al. Citrus biotechnology: What has been done to improve disease resistance in such an important crop?. Biotechnology Research and Innovation, 2020.

Jia H.; Wang N. Generation of homozygous canker-resistant citrus in the T0 generation using CRISPR-SpCas9p. Plant Biotechnology Journal, 2020.

Veja também
Você pode gostar
IFPA Brasil lança Campanha de Citrus 2023: Benefícios das Laranjas, Limões e Tangerinas para a Saúde neste Inverno
+
IFPA Brasil lança Campanha de Citrus 2023: Benefícios das Laranjas, Limões e Tangerinas para a Saúde neste Inverno

Estimular o consumo de Citrus para o seu consumidor como fonte de saúde é uma iniciativa inteligente, benéfica para todos e promove um estilo de vida saudável ...

20 de julho de 2023
ABCM apoia o Encontro dos Citricultores em Inhambupe/BA
+
ABCM apoia o Encontro dos Citricultores em Inhambupe/BA

A ABCM, em parceria com a SENAR/BA, Sindicato Rural de Inhambupe e SEBRAE, realizou a 3ª Edição do SEALBA +Citros em 7 de março de 2024. O evento, sediado no ...

20 de março de 2024
13º Citros de Mesa – Confira a programação do evento
+
13º Citros de Mesa – Confira a programação do evento

O evento Citros de Mesa / Dia da Tangerina é um fórum para atualização das principais informações e inovações tecnológicas para o setor, com palestras e ...

27 de julho de 2023
siga @abcmcitros no Instagram