Em um cenário de constante mudança e evolução, a ABCM – Associação Brasileira de Citros de Mesa destaca-se por sua postura proativa, essencial para garantir a sustentabilidade e o crescimento da citricultura brasileira. A seguir, fornecemos um panorama das recentes atividades da ABCM. Nele, ressaltamos as estratégias, parcerias, projetos e avanços tecnológicos que estão direcionando o futuro dos citros de mesa no Brasil e reforçando a influência da ABCM no âmbito da citricultura nacional.
Reivindicações para o setor:
18/04 ( Belo Horizonte) – Solicitação de ações e gestão pública conjunta entre o setor público e privado para o desenvolvimento da citricultura mineira
Reunião com o Sr. Thales Almeida Pereira Fernandes Secretário de Estado, da Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais, com o objetivo de solicitar ações e gestão pública conjunta entre o setor público e privado para o desenvolvimento da citricultura mineira.
24/04 – Solicitação de urgência no julgamento de incentivos fiscais de ICMS
A Associação Brasileira de Citros de Mesa, através de seu Presidente Carlos Lucato encaminhou o ofício ao Presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) Sr. Pedro Lupion. A demanda das associações ABAG/ABCM resultou no adiamento da votação, mas a ABCM permanece atenta para protocolar novas solicitações em prol do agro e, mais especificamente, da citricultura.
Participação em Reuniões:
08/03 (Cordeirópolis) – Reunião da Câmara Setorial de Citricultura da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo – fórum de debates técnicos para o desenvolvimento da citricultura e fortalecimento dos citricultores no mercado interno e de exportação.
12/04 (Pindorama) – Reunião sobre Exportação da Lima Ácida Tahiti promovida pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária para a atualização técnica da legislação, dos tratamentos fitossanitários e pós-colheita.
13/04 (IAC) – Reunião para verificar a possibilidade de realizar parceria de projeto de pesquisa com a empresa APEEL (empresa americana, que atua também no mercado europeu com produto para pós- colheita de citros).
03/05 (Agrishow) – Reunião das Câmaras Setoriais.
Projetos em andamento
23/03 (Mogi-Mirim) – Oficina de Planejamento Participativo realizado com o SEBRAE, para mapear futuras ações para serem desenvolvidas pela entidade gestora do APL – Arranjo Produtivo Local Citros de Mesa.
02/06 (Cordeirópolis) – Reunião da equipe do Centro de Citricultura junto a ABCM para discutir parceria em pesquisa de pré e pós-colheita, captadas em projetos de inovação no evento de tecnologia ExpocitrosTech 2023 junto ao Governo do Estado, com o apoio do Governo do Estado e parceria na utilização do Centro de Citricultura como lugar de pesquisa para os associados da ABCM.
Treinamentos
• 16/05 (Mogi Mirim, Palmeira do Oeste e Itajobi) – Workshop sobre Fitossanidade de Lima Ácida Tahiti, realizado através da parceria entre ABCM/Fundecitrus/ CATI e Defesa Agropecuária de São Paulo.
Outros
• 14/03 – Inauguração da Sede da ABCM no Centro de Citricultura “Sylvio Moreira”.
• 12/05 – Reunião de Diretoria da ABCM: analisar e decidir ações para 2023.