18 de outubro de 2023

ABCM e setor se reúnem com o governador Tarcísio para combater o Greening

ABCM e setor se reúnem com o governador Tarcísio para combater o Greening

O Governador Tarcísio de Freitas recebeu o setor de Citricultura em uma reunião no dia 16 de outubro, visando uma apresentação mais aprofundada do grave cenário e o início do processo de criação de um plano emergencial para contenção e mitigação do Greening no estado, que já afeta 38,06% dos cultivos nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Considerando as diversas interações da Associação Brasileira de Citros de Mesas – ABCM com o setor e o poder público, por meio da Câmara Setorial de Citricultura e o Fundecitrus, conseguimos agendar uma apresentação ao governador para mostrar a real situação da citricultura paulista.

O Secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, deu início à reunião destacando as ocorrências e os efeitos drásticos do Greening na Flórida (EUA) e afirmou “estar cem por cento empenhado em superar o problema”.

Para que o governador Tarcísio pudesse compreender a gravidade do Greening, a ABCM, representada pelo seu Presidente Carlos Alberto Lucato e pelo diretor Antonio Carlos Simoneti, apresentou as preocupações dos associados em relação aos efeitos e às consequências socioeconômicas que a doença vem causando na citricultura paulista. O Fundecitrus também forneceu informações sobre a situação do Greening na citricultura.

O governador Tarcísio se comprometeu a tomar medidas para resolver o problema em conjunto com o setor, incluindo investimento em pesquisa e a formação de um Comitê Estadual, envolvendo a Casa Civil, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a Secretaria de Fazenda e Planejamento, a Secretaria de Ciência e Tecnologia e instituições correlacionadas, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento de pesquisas e no combate ao Greening. O envolvimento do setor citrícola e do Fundecitrus será de fundamental importância para a adoção de medidas no combate ao Greening.

A ABCM, comprometida com seus associados e sempre em busca de soluções para a citricultura, continuará a se posicionar em prol da manutenção desse setor.

Veja também
Você pode gostar
Associação Brasileira de Citros de Mesa presente no III Fórum de Febre Aftosa em Presidente Prudente
+
Associação Brasileira de Citros de Mesa presente no III Fórum de Febre Aftosa em Presidente Prudente

O Secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, prudentino que assumiu recentemente a pasta a convite do governador Tarcísio de Freitas, ...

1 de novembro de 2023
Confira como foi o 13º Citros de Mesa:  Palestras Técnicas, Avanços Tecnológicos e Homenagens em Destaque
+
Confira como foi o 13º Citros de Mesa: Palestras Técnicas, Avanços Tecnológicos e Homenagens em Destaque

A Associação Brasileira de Citros de Mesa – ABCM realizou no dia 04 de agosto o 13º Citros de Mesa, em parceria com o Centro de Citricultura Sylvio Moreira, em ...

11 de agosto de 2023
Aumento de preços em laranjas e sucos de frutas: Descubra as causas por trás dessa elevação
+
Aumento de preços em laranjas e sucos de frutas: Descubra as causas por trás dessa elevação

O mundo enfrenta uma escassez de suco de laranja. O Brasil, maior produtor da bebida, está com o menor estoque da série histórica feita pela Associação ...

5 de outubro de 2023
siga @abcmcitros no Instagram